top of page

Por que Inovar é Essencial para os Negócios




A inovação não consiste apenas em pensar de maneira criativa, Trata-se de transformar essa criatividade em algo de valor - tanto para a empresa como para os consumidores. A inovação no século 21 é criar produtos e serviços que as pessoas, amem, desejam e querem consumir a partir de propósitos novos, abrangentes e que toquem o máximo de pessoas possível.

Em tempos atuais de mudanças radicais e exponenciais, precisamos pensar além da melhoria contínua dos negócios. É preciso repensar o negócio a partir de uma nova perspectiva que traga experiência inovadora e novos significados aos produtos, serviços, relacionamentos com os clientes e ganhos reais para os colaboradores, sócios e sociedade.

Um estudo realizado pelo Design Management Institute (2014) na lista do S&P 500, revela que empresas que investem em inovação como Apple, Coca Cola, IBM, Nike, Procter & Gamble e Whirlpool superaram em 219% as empresas ‘tradicionais’ em um período de 10 anos.


Crescimento das empresas (S&P 500) inovadoras em 10 anos é 2,9 vezes (219%) maior que empresas não inovadoras.

Espelhamento dos Negócios


No último século, a grande maioria das organizações focaram em copiar seus concorrentes, copiar e melhorar um pouco. Hoje temos o fenômeno do espalhamento dos negócios, se você entrar em uma grande loja de departamento sem saber o nome desta loja, dificilmente conseguirá descobrir em qual organização está. São copiados produtos, processos, serviços, modelos de negócio, etc. A consequência é grande oferta de produtos e com baixo valor percebido pelos clientes. As empresas não podem continuar avançando apenas melhorando os produtos existentes.

Em vez de escala, eficiência e replicação, estamos entrando em uma era em que imaginação, experimentação e agilidade separaram as empresas inovadoras das tradicionais. Ao inovar de forma radical, ou seja, criando um produto ou serviço totalmente novo, cria-se também uma nova experiência e percepção de valor para os clientes.


Criando Novos Mercados


A inovação permite às organizações se diferenciar de seus concorrentes. Muitos produtos inovadores acabam também criando novos mercados. As pessoas usam apenas 5% do recurso de um smartphone para falar. O telefone deixou de ser telefone, virou uma plataforma de serviços on-line com centenas de aplicativos. 

É crescente o números de empresas com produtos e serviços inovadores que crescem de forma exponencial, Uber, Netflix, Airbnb, Waze, Spotify, Amazon são apenas uma amostra do que vem pela frente. Estamos assistindo a digitalização da economia e agora todo negócio é digital. Hoje as empresas deixam de existir, não porque fizeram algo de errado, mas porque continuaram a fazer o mesmo de sempre. Então inovar é essencial.

Comments


bottom of page