Desde o início de 2019 com a chegada do Corona Vírus, grande parte das organizações e pessoas tem se perguntado: Como vamos continuar nosso negócio? A pandemia pela qual estamos passando é uma crise sem precedentes na história recente mundial.
Em tempos de crise, a capacidade de mudar rapidamente e se ajustar a uma nova realidade é a melhor arma para se manter vivo. Países como a China, Coreia do Sul e Alemanha estão moldando suas empresas para uma nova realidade de mercado, um retorno para um novo “Normal”.
O tema Transformação Digital é a bola da vez, que é a integração das tecnologias emergentes como Automação Robótica (RPA), Inteligência Artificial A.I, Big Data, Internet das Coisas (IOT), para transformar radicalmente todos os processos e modelos de negócio das organizações. O resultado são processos inovadores, muito mais rápidos, automatizados, de menor custo e melhor valor para os Clientes. O que torna o modelo atual e os concorrentes totalmente obsoletos.
Contudo, em momentos de crise, um outro comportamento comum em grande parte das empresas é a letargia, que é a incapacidade de reação diante das dificuldades. É cortar investimentos ou investir muito pouco, manter o mesmo modelo com processos burocráticos de alto custo, muito dependente das pessoas e acreditar que quando a crise passar tudo vai voltar ao normal.
A mudança nunca foi tão necessária e as ferramentas tecnológicas para a Transformação Digital estão a nossa disposição, porém mudar não é algo simples ou fácil, requer planejamento, muito esforço, vontade de aprender e altos investimentos em TI.
Transformar um negócio analógico em digital não é comprar um e-commerce ou mudar o sistema de gestão, a mudança começa pelas pessoas com o olhar para a experiência do Cliente com oferta de produtos e serviços sustentáveis. É uma força tarefa de vida ou morte onde os modelos atuais não servem mais. E de agora em diante todas as organizações necessitam se transformar em startups onde a inovação é a essência do negócio.
O mundo “normal” como conhecemos terminou em janeiro de 2020, se prender a este passado recente é uma decisão suicida.
Sérgio Calura, Diretor da Drasi - Master Partner UiPath, líder mundial em soluções de Automação Robótica – RPA.
Nosso Propósito é Conectar Pessoas e organizações com a Nova Economia do Século 21.
Comments